Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos

Área do conteúdo

NPDM Ganha Destaque no Programa Agro na Band com Pesquisa sobre Pele de Tilápia

Data da publicação: 28 de janeiro de 2025 Categoria: 2025, Notícia, NPDM na mídia, Pele de tilápia

O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi destaque no programa Agro na Band, exibido no Ceará, ao apresentar os avanços no projeto inovador de utilização da pele de tilápia para o tratamento de queimaduras. A reportagem destacou o progresso da pesquisa, que avança para a produção em escala industrial, e divulgou a chamada pública aberta para selecionar empresas interessadas em comercializar essa tecnologia pioneira.

Pesquisa com pele de Tilápia no NPDM – UFC | Foto: Viktor Braga
Pioneirismo Científico e Sustentável

O projeto, iniciado em 2014, utiliza a alta concentração de colágeno tipo I presente na pele de tilápia para desenvolver um tratamento eficaz e sustentável. O material passa por um processo rigoroso de liofilização, que inclui desidratação, esterilização e embalagem a vácuo, garantindo sua segurança e qualidade.

Além de tratar queimaduras humanas, a tecnologia tem potencial para ser usada em medicina veterinária e cosmetologia. Agora, o foco está na produção industrial, com o objetivo de facilitar o acesso ao produto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Chamada Pública para Produção Industrial

A reportagem também destacou a chamada pública da UFC, aberta até o dia 14 de fevereiro, que busca empresas parceiras para registrar o produto junto à Anvisa, estruturar a produção em escala industrial e comercializar o biomaterial no mercado nacional e internacional.

Assista à Reportagem no YouTube

Confira a reportagem completa do Agro na Band no vídeo abaixo e saiba mais sobre como o NPDM está transformando ciência em benefícios concretos para a sociedade.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo