Justificativa
Desde a última década, o mercado farmacêutico global vem mudando rapidamente, forçando as indústrias a melhorar a competitividade por meio de investimentos em tecnologia e inovação. Consequentemente, a descoberta de novos fármacos e seu desenvolvimento em produtos para a saúde vem ocupando amplo espaço na indústria farmacêutica nacional.
Em função da crescente demanda dessas indústrias no país, foi idealizado o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimentos de Medicamentos (NPDM) reunindo competências já existentes na Universidade Federal do Ceará com o intuito de propiciar a integração multidisciplinar entre pesquisadores das diversas áreas com interesse comum, e dessa forma, racionalizar a capacidade técnica e científica, assim como, o tempo necessário para atuar na PD&I de novos fármacos.
Neste contexto, é importante ressaltar que a pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos envolvem um estudo multidisciplinar iniciado pela abordagem química, identificação de alvos terapêuticos, passando pelos testes farmacológicos e toxicológicos pré-clínicos, técnicas de formulações farmacêuticas, culminando com a avaliação da segurança e eficácia em seres humanos. O potencial técnico e científico inovador do NPDM atuando nas diversas fases dessa cadeia deverá contribuir, decisivamente, para o diagnóstico molecular de doenças e atuando no desenvolvimento de novos fármacos.